Alto Taquari oferece consultoria e desenvolve pesquisa sob Mate
- Historia da Erva-mate
- 12 de mai.
- 2 min de leitura

São duas parcerias em frentes distintas. A primeira para produtores envolvidos na futura Indicação Geográfica (IG) da Erva-Mate do Alto Taquari e a outra com departamento estadual no sentido de avaliar o potencial da Erva-mate para emissão e armazenamento de carbono em florestas e solos. Também, pesquisa no banco de germoplasma de Ilópolis/RS, dentre variedades de Ilex paraguariensis brasileiras e de outros países.
Numa das frentes, a consultoria técnica está sendo oferecida aos produtores envolvidos na futura IG da Erva-Mate do Alto Taquari no Rio Grande do Sul, com processo em andamento. "As visitas são conduzidas por Cleber Zortéa, consultor contratado por meio da parceria entre a Associação dos Produtores da Erva-Mate do Alto Taquari (APPEMAT) e o Sebrae", detalha a entidade sobre a ação desenvolvida na região.
O trabalho em si visa "reconhecer a originalidade da erva-mate produzida no território do Alto Taquari, abrangendo os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis, Doutor Ricardo, Itapuca, Fontoura Xavier e Putinga". Até porque, essa "região se destaca por condições naturais e culturais que conferem à Erva-mate características únicas de sabor, aroma e qualidade, fortalecendo a identidade local e gerando valor para a cadeia produtiva".
Também, está sendo desenvolvida uma pesquisa com a Erva-mate no Alto Taquari. Conduzida por técnicos do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em parceria com a APPEMAT. O potencial descarbonizante da Erva-mate, avaliando a emissão e o armazenamento de carbono em florestas e solos, com ênfase nos gases de efeito estufa (GEE), especialmente em Ilópolis (RS) são os objetivos dos estudos.
"Além disso, os técnicos iniciaram pesquisas no banco de germoplasma localizado no município, que conserva variedades de Ilex paraguariensis de todos os estados produtores e de outros países. O banco representa um importante patrimônio genético vegetal, animal e microbiano", frisa a APPEMAT. Conforme o presidente da Associação, Clovis Roberto Roman, o projeto específico do banco de germoplasma tem apoio da secretaria de Agricultura de Ilópolis.
Com informações e imagens da APPEMAT.
Kommentit