- há 28 minutos
- 2 min de leitura

O curso Sistema de Produção Erva 20 é gratuito e tem 40 vagas disponíveis. A programação é para a semana posterior ao aniversário de São Mateus do Sul, do dia 24 ao dia 26 de setembro, com inscrições via secretaria municipal de Agricultura. A temática envolve desde tecnologias avançadas, manejo, aumento de produtividade, qualidade, rentabilidade e sustentabilidade.
"Prepare-se para revolucionar sua produção de Erva-mate!", destaca o convite. O Sistema de Produção Erva 20, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) existe há alguns anos, fruto de pesquisa e inovação no setor. A promoção do curso ocorre em parceria com a prefeitura de São Mateus do Sul e terá como instrutor o engenheiro agrônomo Ives Goulart.
Na programação, de quarta-feira (24/09) a sexta-feira (26/09), serão tratados assuntos relativos às "tecnologias avançadas para o cultivo da Erva-mate; manejo de ervais sombreados e a pleno sol, aumento da produtividade e qualidade (até 12t/ha), melhor rentabilidade e sustentabilidade. O público-alvo são agricultores e profissionais de Ciências Agrárias de São Mateus do Sul/PR.
Segundo a empresa, esse chamado "Sistema Erva 20 é um conjunto de práticas desenvolvido pela Embrapa para aumentar a eficiência e sustentabilidade do cultivo de Erva-mate. Este sistema recomendações técnicas que visam melhorar a qualidade e a produtividade dos plantios, alcançando uma produtividade média de 20 toneladas por hectare por colheita".
"O Erva 20 é aplicável em ervais sob pleno sol e pode ser adaptado às condições específicas de cada produtor, incluindo aspectos como plantio, poda, adubação e controle de pragas e doenças. Além disso, o sistema tem servido como base para programas municipais que estimulam a adoção de boas práticas nos cultivos de erva-mate, beneficiando a economia local e o setor", completa.
📲 Inscrições: na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de São Mateus do Sul/PR ou pelo WhatsApp: (42) 98818-4667
Da redação com informações da prefeitura de São Mateus do Sul e Embrapa e imagem divulgação/prefeitura.