top of page

Transformando pesquisa com Mate em produto de alto valor

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 26 de set.
  • 2 min de leitura
ree

Natália Saudade de Aguiar construiu sua carreira na engenharia florestal onde fez mestrado e doutorado. Também diretora de Operações da Fazenda Ervais do Futuro com sistema produtivo onde se utiliza até máquina para a colheita dos ervais devidamente manejados com alta tecnologia e para produtos específicos. Na sua palestra no 8° Congresso Online da Erva-mate (CONAMATE) ela compartilhou conhecimentos e experiências.


Segundo ela, planta muito completa em termos nutricionais e compostos bioativos, comprovada por pesquisas e análises em seres humanos e animais, e de matéria-prima complexa podendo ser aperfeiçoada por influência de fatores relacionados, ambientais e de processamento. Com subprodutos a serem explorados e conhecida apenas 'repousada' com leque de "outros infinitos sabores da espécie", frisou.


A forma de cultivo e beneficiamento influenciam os compostos a partir da Erva-mate e destinos comerciais de interesse. Tudo é parte de pesquisas suas e de outros colegas. Os fatores genéticos também foram estudados e demonstrados os metabolismos, podendo por exemplo ter mais ou menos cafeína. O teor de saponina também pode ser diferente, de acordo com o tipo de planta e sua condução e manejo.


Sobre a Ervais do Futuro, a irrigação, estrutura e parcerias definem o trabalho. Mantendo compromisso com a qualidade do produto, sustentabilidade e pesquisa. Dentre os desafios, Natália enumerou que muitas empresas dependem do produtor, não fazendo o cultivo e desconhecendo, de certa forma, a realidade do campo. No caso da sua organização, ela citou o implemento de tecnologia e máquina de colheita, por exemplo.


A propriedade tem diferenciais sustentados em classificação e padronização, processamento 100% elétrico e catálogo de matéria-prima conforme o produto final desejado. Podendo compor um tipo de Mate mais adequado à tipologia específica. Fazendo também testes sensoriais. Parceria com outras empresas permitiu chegar a um refrigerante de Erva-mate, o Yerba Matte, "diferente de tudo que já se viu", cita.


"Mesma planta, infinitos produtos", aponta Natália sobre as possibilidades para a Erva-mate, composto com outras matérias-primas também. Para isso partindo do princípio de que existem gosto diferente e interesses distintos possibilitando desenvolver tipos de chás diferenciados. Muitos deles com alto valor agregado, o que pode significar um campo a ser melhor desenvolvido ainda, conforme a pesquisadora.


Com informações e imagem do CONAMATE.

Comentários


bottom of page