Erva-mate será homenageada: Dia Mundial do Meio Ambiente
- Historia da Erva-mate
- há 6 dias
- 2 min de leitura

No dia 05 de junho de 2025, às 14h, a Câmara de Vereadores de Machadinho/RS celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com um seminários. O Concurso Árvores Gigantes 2025 – Ano da Erva-mate (Ilex paraguariensis) é o destaque da celebração, enquanto seguem em aberto as inscrições nos escritórios da Emater/RS-Ascar. A divulgação do resultado será no dia 21 de setembro de 2025, quando se comemora o Dia da Árvore.
A organização do seminário em Machadinho é para "comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente", conforme a organização com convite aos interessados em participar para estarem presentes. Buscar as árvores gigantes de Erva-mate marca "uma celebração à grandiosidade e importância das árvores nativas do nosso estado", complementam os organizadores. A inscrição das árvores concorrentes deverá ser feita nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, até o dia 30 de junho.
"Neste ano especial, homenageamos a Erva-mate, símbolo cultural, ambiental e econômico do Sul do Brasil. O seminário abordará sua importância ecológica, histórica e social, além de promover reflexões sobre a conservação das florestas e o papel das árvores monumentais na preservação da biodiversidade", acrescenta. São diversas instituições e entidades envolvidas no planejamento e organização do evento.
Enquanto isso, segue a busca pelas árvores gigantes dentro do território gaúcho. "O concurso busca despertar nos proprietários rurais o interesse sobre os ambientes florestais e as espécies florestais que estão dentro da sua propriedade. Então, através de uma competição fraterna, vamos buscar identificar aquilo que a gente chama de árvores gigantes, que são aquelas árvores que conseguiram viver por muito tempo e, por consequência, possuem uma carga genética resistente ao clima, doenças e pragas”, o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Jaime Martinez.
A coordenação geral do concurso ficará sob a responsabilidade do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LAMVis) da UPF, com apoio operacional da Emater/RS. O concurso conta com a participação dos cinco polos ervateiros do Estado, Ibramate, Sindimate, Secretaria Estadual da Agricultura, Projeto Charão/AMA, Associações de Produtores de Erva-mate, Cotrijal, Coprel e ICMBio-Floresta Nacional de Passo Fundo.
Com informações e imagem da organização do evento.
コメント