Entidade avalia importância de evento técnico para sucessão rural e preservação
- Historia da Erva-mate
- 21 de fev.
- 2 min de leitura
A 9ª ExpoAgro Cotricampo, em Campo Novo, no Rio Grande do Sul é organizada pela Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo (Cotricampo). Na sua programação oficial distribuiu atividades focando na quarta-feira (19/02) na soja, quinta-feira no cooperativismo, nesta sexta-feira mulheres no agro e amanhã (sábado) será o leite. Para o Instituto Brasileiro do Mate (Ibramate) a presença da Erva-mate tem destaque importante em dois campos: sucessão na propriedade e sustentabilidade.
A Cozinha Experimental Moinho Cotricampo, dentro do estande da Emater/RS-Ascar é um desses elos para demonstrar as possibilidades da Erva-mate, quando das oficinas para a receita do cookie. Associado ao cenário montado para demonstrar o processo produtivo do Mate, desde os tempos mais antigos. A Ilex paraguariensis St. Hil, presente nessa região da abrangência da Cotricampo, é valorizada. Presidente do Ibramate, Alberto Tomelero, terá participação em palestra do evento.

A abordagem do agro, da cooperativa estendida aos pequenos produtores, da agricultura familiar, onde está a força de trabalho para a produção das folhas da Erva-mate é valorizado pelo Ibramate. Dentro dessa questão da preservação das áreas permanente, onde tem Ilex paraguariensis, o tão importante ambiente verde para a fauna e a flora. A iniciativa da Cotricampo vem no mesmo objetivo do Instituto de preservar com sustentabilidade, produzindo o Mate.
Essas situações, de sustentabilidade dessas pequenas propriedades, ao serem evidenciadas e fomentadas, especialmente da agricultura familiar, envolve muitos jovens, trazendo tecnologias e colaborando com a sucessão familiar no meio rural. Sustentado no trabalho da Emater/RS, tanto da exposição temática e oficinas. Além de valorizar a história, a demonstração do processamento da Erva-mate fortalece o setor, associada ao chimarrão no evento.
Com informações do Ibramate e Cotricampo e imagem/divulgação Cotricampo.
Comments