
Uma reunião, realizada na semana passada, atualizou os assuntos relacionado ao setor ervateiro na região. O presidente da Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate do Polo do Alto do Vale do Taquari (AA Erva-Mate), Clovis Roberto Roman, se reuniu com o secretário de Agricultura de Arvorezinha, Eleandro Guarda dos Santos, e os representantes da Emater/RS-Ascar, Rubi Borsatto e Júlio Marcon.
Dentre outras coisas, os avanços na busca pela futura Indicação Geográfica (IG) da Erva-Mate do Alto Taquari, em que o território de Arvorezinha é parte, esteve entre os assuntos discutidos. Para a AA Erva-mate vai representar “um marco que vai destacar ainda mais a qualidade da produção local”, e disso o trabalho constante nesse tema, mobilizando lideranças, produtores, técnicos e demais envolvidos.
Inclusive, numa parceira com o Sebrae, será oferecida consultoria “aos produtores participantes da IG”, num trabalho iniciado na sexta-feira, dia 31 de janeiro, “com foco em capacitação e aprimoramento do cultivo”, conforme a entidade. Enquanto seguem em andamento as pesquisas “em torno da futura IG do Alto Taquari, que traz cada vez mais embasamento e inovação para a região”.
No mês passado, a AA Erva-mate participou de importante evento no litoral gaúcho onde serviu chimarrão ao governador Eduardo Leite, dentre outros atributos importantes no evento litorâneo. “O sucesso da degustação guiada da Erva-mate do Alto Taquari no Paleta Atlântida, um evento que reforçou o prestígio da nossa região como referência no setor”, foi outro assunto colocado em discussão na reunião.
“Seguimos unidos para fortalecer a cultura da Erva-Mate, valorizando nossas raízes e projetando nosso produto para o mundo!”, destaca a Associação. No ano passado diversas ações foram parte desse trabalho em busca da IG. Exemplo disso, o Seminário realizado e a apresentação dos primeiros resultados de pesquisa a partir da degustação guiada “do Mundo da Erva-mate” para evidenciar o potencial e singularidade do Mate do Alto Taquari.
Com informações e imagem da AA Erva-Mate.
Comments