Viveiro da Cambona 4 alerta para venda de muda falsificada
- Historia da Erva-mate
- 2 de abr.
- 2 min de leitura

O Viveiro Matrix, produtor da Cambona 4 - 1° Progênie bi-clonal de Erva-mate do Brasil, cita tentativas de comércio de mudas falsificadas. A empresa da Região Machadinho, no Rio Grande do Sul, "nasceu da necessidade de profissionalizar a produção e comercialização de mudas de Cambona 4, uma variedade de Erva-mate especial que se tornou símbolo de qualidade e tradição", conforme sua própria história de origem.
Marcada pela história icônica em Machadinho/RS, onde Theodoro Mendes da Fonseca (Seu Dorinho), em 1974, encontrou mudas de Erva-mate no erval e as plantou em sua propriedade. Algumas delas resistiram à geada e "se tornaram a base da variedade Cambona 4". Destacada pela suavidade de sabor e qualidade superior, a cultivar atraiu a atenção da indústria ervateira e conquistou o mercado.
Tanto que a Matrix "assumiu o compromisso de perpetuar esse legado, transformando a Cambona 4 em um produto reconhecido e apreciado", segundo a empresa. Clairton Fonseca, filho de Seu Dorinho, continua o trabalho do pai. Fato atual é a suposta venda de mudas falsas. "Diante de algumas denúncias sobre oferta e comercialização falsa de mudas de Erva-mate, em outros estados do Sul do Brasil", informa.
"A Cambona 4 é uma cultivar de Erva-mate de alta produtividade com sabor suave desenvolvida pela ação da pesquisa e extensão rural oficial e registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em nome da Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate)", explica a Matrix visando alertar sobre a tentativa de venda de mudas falsificadas, se dizendo serem da empresa.
A origem no Estado do Rio Grande do Sul, da Cambona 4, tem "notoriedade reconhecida no registro da Indicação Geográfica Erva-mate “Região de Machadinho”. Logo, a empresa certifica a venda. "Para a segurança do comprador é fornecido o certificado de garantia de origem das mudas de Erva-mate Cambona 4, validado pela Apromate e pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica 'Região de Machadinho'", detalha.
Outro ponto importante, alertado pela empresa, é de não ter representantes comerciais. Apesar de supostamente haver tentativa de venda de mudas, tentando se passar por Cambona 4. "O Viveiro Matrix não possui representantes autorizados e as vendas são realizadas única e exclusivamente pelos contatos informados em nossos perfis oficiais ou diretamente em nossa unidade localizada no município de Machadinho/RS", acrescenta.
Com informações e imagens da empresa Matrix.
Comments