Diversas publicações alertam para a redução de oferta e aumento do consumo no Japão, a partir de um ganho de popularidade mundial. Contas de redes sociais, sobretudo o TikTok, potencializaram a divulgação do chá verde nipônico e existe a especulação de escassez do produto no mercado japonês, com indícios de se ampliar para o mundo. O matcha tem relação com a cultura, tradição e rituais no país.
Ainda em novembro do ano passado, a produtora, compradora e misturadora de chá Marukyu Koyamaen, do Japão, escreveu sobre o assunto numa das publicações em que seus produtos aparecem em imagens nas redes sociais. "Caros clientes, temos recebido um alto volume inesperado de pedidos nos últimos meses", alertou mencionando a escala e capacidade de produção e limitou a oferta matcha ao seus consumidores.
"Lamentamos anunciar que a disponibilidade de todos os produtos matcha, independentemente do tamanho e do tipo de embalagem, será limitada a partir de agora. Portanto, alguns produtos matcha podem ser temporariamente marcados como esgotados. Entendemos profundamente a inconveniência que isso pode causar e reabasteceremos esses produtos esgotados o mais rápido possível”, declarou Marukyu Koyamaen.

Relatos de tiktokers, em viagens ao Japão, apontaram dificuldades e falta do matcha ao tentarem experimentar o autêntico produto nipônico, por conta de venda muito grande nos meses de verão e não ter matéria-prima. Há registros de exportação, também, em meio à essa popularidade alcançada, bem como, o produto ser alvo de consumo de turistas em visita ao país com interesse de provar a iguaria.
O matcha tem origem na Camellia sinensis, mesma planta do chá verde e chá preto. Fato novo, é adoção dele ao redor do mundo como elemento relacionado à saúde, por ter concentração elevada de nutrientes e antioxidantes, sendo ampliado o uso para culinária e outros produtos. A exportação cresceu 25% em 2024, segundo o governo japonês, enquanto em 2023 se produziu 78% da safra de 2028.
Tudo isso pode abrir espaço para a Erva-mate. A empresa gaúcha Inovamate oferece o 'pó verde', Matiá que é formulado a partir da Ilex paraguairensis St. Hil. Para tanto, recentemente publicou que "utiliza moagem ultrafina, similar à do matcha, que preserva os nutrientes das folhas, garantindo maior biodisponibilidade dos compostos benéficos". Demonstrando as posssibilidades comerciais do seu produto, em meio à redução de oferta japonesa.
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