top of page

Planalto Norte catarinense se desenvolveu a partir da Erva-mate

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 15 de mar.
  • 2 min de leitura

Transporte fluvial teve grande importância. Ao recorrer para pesquisas históricas e entendimentos da importância dos rios para o desenvolvimento regional, as navegações pelo rio Iguaçu, apenas menor em trecho navegável que o rio Paraná, surgem como elemento primordial para a exploração da Erva-mate paranaense. No caso catarinense, o transporte fluvial por afluentes do Iguaçu exerceu papel preponderante no cenário econômico e do desenvolvimento regional.


Mesmo tendo diversas bacias hidrográficas, o transporte fluvial ficou limitado à própria região. Os afluentes do rio Iguaçu, caso dos rios Negro, Potinga, Timbó e Canoinhas, foram importantes para o desenvolvimento de cidades locais. Inclusive, com embarcações fazendo o trajeto entre Rio Negro/Mafra, passando por Três Barras e Canoinhas. Trazendo relevante importância para a exploração e povoamento regional.


Isso dinamizou a economia da região e ajudou no desenvolvimento das cidades, conforme escreveu Alfredo Romário Martins. Mesmo quando o transporte era feito por via terrestre para chegar até o local de embarque no litoral seguia pelo rio Cachoeira entre Joinville e o Porto de São Francisco do Sul, nesse trajeto em torno de dez quilômetros. Ressaltando a importância do transporte fluvial para o comércio da Erva-mate.


Um relatório de Osmar da Silva, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 1940, cita a importância dessas vias fluviais. Em Canoinhas, a navegação era feita do rio Canoinhas até o Rio Negro, com boa parte do fluxo mercantil para as cidades mais ao norte sendo por meio dessa navegação. A Erva-mate e a madeira eram considerados os pilares da economia local e regional nessa época, final do século XIX e início do XX.


"Atraídos pela Erva-mate e pela madeira, os primeiros colonizadores serviram-se do rio como via de comunicação natural. Foi justamente no ponto onde atracaram as primeiras embarcações e que passou a ser denominado de ‘porto’, que se ergueram as casas que assinalaram o início da cidade de Canoinhas", relatou Silva. Em Mafra, também havia pequenos portos fluviais, usados por diversas embarcações de companhias locais.


Madeira e Erva-mate eram os principais produtos comerciais de toda a região do Planalto Norte catarinense e Sul do Paraná. Durante a disputa territorial, entre os dois estados - levando à Guerra do Contestado alguns anos mais tarde - os paranaenses chegaram em proibir catarinenses de se deslocarem pelo rio Negro, considerando as águas de sua propriedade exclusiva. Situação somente apaziguada com o acordo territorial anos mais tarde.


Com informações de pesquisas em livros sobre história da navegação e imagem/reprodução Barco Elfrida Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.

Comments


bottom of page