top of page

Parceria institucional pesquisa sobre pragas na Erva-mate

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 19 de mar.
  • 2 min de leitura

Dentro dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) está a Erva-mate no Paraná. Por meio da plataforma digital iAraucária conteúdos são disponibilizados a partir da Fundação Araucária no apoio ao engajamento "dos atores de ciência, tecnologia e inovação" para ofertar serviços usando 'Big Data' e inteligência artificial. Essa base de informações tem até vídeos explicativos para ensinar o interessado na busca de dados.


"A Erva-mate é essencial para a economia de muitos produtores e municípios da Região Sul do Brasil. A expansão agrícola na década de 1970 e a conversão de florestas nativas em monoculturas contribuíram para a redução dos ervais nativos e o surgimento de pragas", detalha a plataforma. "Cerca de 58 espécies de insetos se alimentam da Erva-mate e alguns podem causar perdas significativas nas lavouras", alerta.


Disso o objetivo da NAPI Erva-Mate, na parceria entre a Embrapa Florestas e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UniOeste). O foco são pesquisas "sobre o controle alternativo de pragas da Erva-mate". Disso as "principais ações dentro do projeto objetivam o registro de um produto à base de Bacillus thuringiensis para controlar as lagartas desfolhadoras, bem como a definição de dosagem ideal do Azamax, produto já registrado para uso na Erva-mate, além da avaliação do produto Bioexus para o controle da ampola-da-erva-mate."


O trabalho em si pretende explica, por meio de workshops, sobre a sanidade nos plantios. Também "propor alternativas de controle de pragas da Erva-mate visando a sanidade dos plantios, sem produtos químicos." Além disso, realizar testes em campo para registrar produtos para controle de lagartas, bem como, definir a dosagem ideal do Azamax contra a proliferação da ampola-da-erva-mate.


Assim, "difundir os resultados da pesquisa, capacitando os produtores sobre métodos corretos de monitoramento e controle das pragas na Erva-mate" é a proposição citada na plataforma iAraucária. Outra proposta do NAPI é "lançar uma campanha nacional com os resultados da pesquisa e capacitar os produtores, distribuindo materiais de divulgação e realizando treinamentos".


Com informações e imagens iAraucária.

Comentarios


bottom of page