Na Festa Nacional do Chimarrão Erva-mate incorpora 60 receitas
- Historia da Erva-mate
- 12 de mai.
- 2 min de leitura

Se fala muito dos potenciais da Ilex paraguariensis St. Hil. Bem como, sempre é comentada a necessidade de inovar, criar novos produtos e potencializar desenvolvimento de utilização para contribuir com a cadeia produtiva. A edição desse ano da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) trouxe as possibilidades de compor receitas. A culinária pode ser um desses caminhos para novas possibilidades.
"Gastronomia com Erva-mate encanta na 17ª Fenachim", enalteceu uma publicação oficial da Fenachim ao citar o uso do produto na composição de receitas culinárias. E "está ainda mais saborosa com a presença marcante da chef Ludmilla Gallon, que traz à feira uma experiência gastronômica única: pratos elaborados com Erva-mate, ingrediente típico da cultura gaúcha e símbolo da tradição regional", acrescentou.
"Em uma belíssima mesa montada especialmente para o evento, Ludmilla apresenta [ou] algumas das mais de 60 receitas que desenvolveu ao longo dos anos, todas com a Erva-mate como protagonista", destacou a organização da Fenachim, durante o evento encerrado no domingo (11/05). O encanto do espaço associou o visual rústico e acolhedor com aromas e sabores 'surpreendentes'.
"Entre doces, salgados, bebidas e preparações inusitadas, os visitantes podem [puderam] conhecer desde bolos e pães até molhos e sucos, todos valorizando as propriedades e o sabor característico da Erva-mate", mencionou a Fenachim. O trabalho de Ludmilla Gallon inova na culinária regional e promove o "uso sustentável e versátil da planta, reconhecida por seus benefícios à saúde".
Disso, a proposta da chef foi de "mostrar que a Erva-mate vai muito além do chimarrão – ela pode estar presente em diversas refeições do dia a dia, com charme, sabor e identidade". Assim ao longo do evento, o público presente teve a oportunidade 'imperdível para os amantes da culinária e da cultura gaúcha' de conhecer a amplitude da Ilex paraguariensis, no campo das receitas desenvolvidas e iguarias apresentadas.
Com informações e imagem da Fenachim.
Comments