top of page

Movimento busca difundir de Norte a Sul produtos do Mate

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Neste sábado (31/05), o movimento 'Matteia Brasil' promove em nove cidades e seis estado a 1ª Roda de Matte. A iniciativa tem como objetivo central divulgar a Erva-mate e oferecer opções de consumo, seja no chimarrão, tereré ou outros produtos da Ilex paraguariensis. São alunos de um grupo de mentoria e assessoramento envolvidos numa estratégia viabilizada por Anderson Soares, instrutor e influencer do Mate.


Desde piá e em Canoas no Rio Grande do Sul, mateava. Depois, aprendendo o valor da cultura, morou em São Paulo onde conheceu tanto o tereré quanto mates argentinos e uruguaios. Tempos depois, mudou para Recife onde, na capital de Pernambuco, fundou em 2019 a empresa Erva-mate do Gaúcho. Dali a ideia de 'tornar o Mate' bebida nacional com estratégias de marketing digital para 'dominar o Brasil'.


Assim, criou um ecossistema para alimentar as pessoas de conteúdos, trazendo novos mateadores e oportunizando a constituição de negócios, com surgimento de alunos e mentoria para criarem novas lojas. Assim potencializando tanto sua divulgação quanto agregando mais consumidores. Hora do Matte oficial é seu canal nas redes sociais e expande as ações de marketing e empreendedorismo.


Videira, São José, Araranguá, Concórdia, em Santa Catarina, se juntam a Recife e Manaus para Roda de Matte. A iniciativa abrange ainda Araras no interior de São Paulo e Palotina no norte do Paraná, além de Araruama no Rio de Janeiro. "Vai ser a primeira Roda de Matte simultânea do mundo", cita Anderson. Com opções para aquisição de acessórios para chimarrão e tereré, além de Erva-mate e outros produtos além da cuia. Também brindes e sorteios.


A estratégia é ampliar para além da região Sul, o Mate. Usando o próprio ecossistema para isso, por meio dos alunos da mentoria e rede de lojistas, os quais viraram embaixadores na Roda de Matte. Desde Manaus no Amazonas, onde os alunos são ativistas da Erva-mate, dando a informação para o cliente escolher qual tipo de produto relacionado à Ilex paraguariensis vai consumir, sem 'advogar' por esse ou aquele.


"Difundir a Erva-mate, difundir o conhecimento das pessoas de Norte a Sul", explica Anderson Soares sobre o Matteia Brasil, movimento criado para focar na Erva-mate e levar o produto para outros lugares do país, além do Sul. A iniciativa desse sábado é simultânea e inaugural com seus alunos de mentoria e participantes da rede de lojistas liderando a ação. "Ser ativista da Erva-mate e deixar a pessoa escolher", reforça. Com informação do movimento Matteia Brasil e imagens reprodução Mateia Brasil.

Comments


bottom of page