Evento foca as oportunidades e desafios na internacionalização
- Historia da Erva-mate
- há 8 minutos
- 2 min de leitura

O município paranaense de São Mateus do Sul, um dos maiores produtores de Erva-mate em folha do Brasil, sedia evento com assuntos relacionados à cadeia produtiva, sobretudo olhando para as exportações, mercado e comércio. Dentre as temáticas, também, outra preocupação do setor: a mão de obra para o cultivo e colheita, situação pertinente ao contexto produtivo e assunto a ser abordado na programação.
"Internacionalização - oportunidades e desafios" da Erva-mate é o foco das atividades, nesta terça-feira (20/05). "Será um encontro voltado para "apenas" aos empresários do setor, para troca de ideias e pensar nos caminhos da Erva-mate para o mundo", cita a organização do evento sediado no Centro da Juventude, em São Mateus do Sul. As vagas são limitadas e inscrições no link: https://forms.gle/WMdkiUMoakVzGwPs6
A recepção e credenciamento dos inscritos inicia às 8h30. Das 9h às 9h30, o espaço será para a abertura oficial, seguida de palestra do Invest Paraná sobre a promoção e atração de investimentos na política institucional do governo estadual paranaense. Depois, das 09h50 às 11h30, três falas técnicas sobre o setor de exportação, abordando situações de mercado, qualidade, experiências e inovação.
O professor da Universidade de Londrina (UEL), Umberto Sesso Filho, inicia, às 9h50, com o tema: 'Potencial de mercado da Erva-mate brasileira: exportações, mercado consumidor e requisitos de qualidade'. Seguido da presidente da Câmara Setorial Nacional da Erva-mate e representante da Mate Seleme, Juliana Seleme Brehmer, e o assunto: 'Exportação de Erva-mate: estratégias, regulações e caso de sucesso'.
Das 11h às 11h30, Thiago Gomes, da Guayakí Yerba Mate Brasil, aborda 'Mercado internacional da Erva-mate: experiência internacional, inovação em produtos e cadeia produtiva'. O encerramento da manhã será num painel, a partir de 11h30 e moderado pela professora Daniele Ukan da Unicentro e Naldo Vaz do Cogemate, 'O futuro da Erva-mate no Comércio Internacional'.
A programação da tarde inicia às 14h00 e tem duração prevista de 1h30. Será complementar e coordenada pelo Conselho Gestor da Erva-mate (Cogemate). Moderado por Vaz e Elmira Müller, a reunião técnica terá como tema: 'A escassez de mão de obra no cultivo e colheita de Erva-mate: questões sociais e legais'. As atividades tem organização e apoio de entidades, instituições, governos municipal e estadual e Sebrae.
Com informações e imagens via organização do evento.
Comments