top of page

Estudo avalia biodiversidade do solo para sustentabilidade da Erva-mate

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 17 de mar.
  • 2 min de leitura

"Atividade e diversidade microbiana em sistemas de produção sustentável de Erva-mate em Florestas com Araucária" é o nome do projeto coordenado pela Embrapa Florestas. Colocado como "de grande importância para a região Sul do país", onde o Mate é produto de destaque econômico. Disso a perspectiva da biodiversidade do solo ser a chave "para a sustentabilidade" da cultura em ambiente sombreado com pinheirais.


"A produção sustentável da Erva-mate é fundamental para garantir a conservação da Floresta de Araucária, um ecossistema rico e ameaçado de extinção", cita divulgação institucional da Embrapa. Disso, a proposta da pesquisa inovadora despontando e com o objetivo "de avaliar e otimizar" esse modo de produção com sustentabilidade e no ambiente da Mata Atlântica onde ainda existem composições com pinheirais.


A pesquisa em si se concentra na "análise da atividade e da diversidade microbiana do solo em diferentes sistemas de produção de Erva-mate, incluindo áreas de floresta nativa, sistemas agroflorestais e monocultura". Dentre outras coisas, focando nos "microrganismos que promovem o crescimento das plantas e otimizar o manejo do solo, a fim de garantir uma produção sustentável e ecologicamente correta".


Três anos é o tempo estipulado para o trabalho com apoio de pesquisadores de diversas áreas, buscando o equilíbrio entre "a produção da Erva-mate e a conservação do ecossistema". "Acreditamos que este projeto possa trazer resultados significativos para a produção de erva-mate na região, além de contribuir para a conservação da Floresta de Araucária", afirma Krisle da Silva, pesquisadora da Embrapa Florestas responsável pelo projeto.


"Ao analisar a atividade microbiana do solo, podemos identificar os melhores métodos de manejo e cultivo, garantindo uma produção sustentável e ecologicamente correta", destaca. A expectativa é da pesquisa fornecer subsídios para avaliação mais precoce e eficaz nas alterações do solo. Assim, diminuindo os manejos e promovendo cultivos mais sustentáveis ​​para a região produtora de Erva-mate.


"Além disso, um dos objetivos será a seleção de microrganismos eficientes para a produção de mudas de espécies nativas, o que poderá contribuir para a recuperação de áreas degradadas e para a promoção de sistemas de produção mais resilientes e ecologicamente equilibrados”, acrescenta a pesquisadora.


Com informações da Embrapa e imagem André Kasczeszen/Embrapa.

Comments


bottom of page