top of page

Erva-mate argentina busca novos mercados na Alemanha

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 20 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Colônia (Alemanha), outubro de 2025: A Erva-mate argentina está ganhando destaque internacional. Com o apoio do Instituto Nacional da Erva-Mate (INYM), 13 empresas e cooperativas participaram da feira ANUGA 2025, em Colônia, Alemanha - um dos maiores eventos de alimentos e bebidas do mundo, com mais de 140 mil visitantes de 200 países.


O objetivo da delegação argentina foi atrair novos consumidores e consolidar o mercado global da Erva-mate, produto símbolo da cultura do país e reconhecido por seus benefícios à saúde.


“Esta feira é uma vitrine mundial. A Erva-mate tem um enorme potencial como bebida saudável e natural, e queremos mostrar isso ao mundo”, destacou María Marta Oria* subgerente de Promoção do INYM.


### 🚀 Crescimento nas exportações

Segundo dados do instituto, as exportações de Erva-mate cresceram 22% em 2025, alcançando 34 milhões de quilos enviados ao exterior, o que representa mais de US$ 60 milhões em receita para o país. O desempenho positivo foi atribuído à valorização da imagem do produto e à diversificação de mercados, com destaque para a Europa, Estados Unidos e Oriente Médio.


“O setor exportador vive um momento histórico. Estimamos um novo recorde para 2025”, afirmou Oria.


### 🤝 Participação argentina na ANUGA 2025

O pavilhão argentino foi coordenado pela Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional, reunindo marcas tradicionais e cooperativas que representam a diversidade produtiva de Misiones e Corrientes.


Empresas participantes:

  • Rosamonte (Hreñuk S.A.)

  • Andresito (Cooperativa Yerbatera Andresito)

  • Aguantadora, Sinceridad, Pampa (Cooperativa Agrícola Mixta de Montecarlo)

  • Piporé (Productores de Yerba Mate de Santo Pipó)

  • Mate Rojo, Yerba Mate 10 (Molinos La Misión)

  • Salam, Secadero, Don Omar (Hoja Verde S.R.L.)

  • Amanda (La Cachuera)

  • Verdeflor (Cordeiro y Cia. S.R.L.)

  • Kraus (Kraus S.A.)

  • CBSé, Mateando (Establecimiento Santa Ana)

  • Playadito (Cooperativa de Liebig)

  • Alba Nueva (marca lançada pela modelo Zaira Nara).


Durante o evento, a embaixadora argentina na Alemanha, Betina Pascual de Fonseca*, visitou o estande e destacou a importância de consolidar a imagem da Erva-mate como um produto sustentável, natural e com potencial de expansão no mercado europeu.


### 🌱 Um alimento funcional

O INYM reforçou que a Erva-mate é rica em polifenóis e metilxantinas, compostos bioativos com propriedades antioxidantes e energéticas que ajudam na prevenção de doenças crônicas e promovem bem-estar.


“O desafio é fazer com que mais pessoas no mundo experimentem a erva-mate - seja como chimarrão, tereré, infusão ou bebida gelada”, concluiu Oria.


Com informações via ChatGPT/ Governo de Misiones / Divulgação INYM e Imagem divulgação INYM.


Comentários


bottom of page