Embrapa lista produtos com origem nas florestas brasileiras
- Historia da Erva-mate
- 21 de mar.
- 2 min de leitura

21 de março é o dia Internacional das Florestas. Por conta disso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) traz um questionamento: "você conhece alimentos que vêm das florestas?" Para além de contribuir com a alimentação, as matas sustentam a fertilidade do solo, protegem a água e contribuem com a biodiversidade. Erva-mate está nesse contexto de sustentabilidade e conservação ambiental.
De acordo com a Embrapa, a data "reforça a importância das florestas para a segurança alimentar, nutrição e bem-estar das comunidades”. Com base no tema “Florestas e Alimentos”, de proposição FAO/ONU (sigla para Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), destaca que "além de fornecer alimentos, combustível, renda e emprego, as florestas sustentam a fertilidade do solo, protegem os recursos hídricos e oferecem habitats para a biodiversidade, incluindo polinizadores vitais".
Sendo "essenciais para a sobrevivência de comunidades dependentes da floresta, particularmente os povos indígenas, e contribuem para a mitigação das mudanças climáticas ao armazenar carbono". Fato que a Embrapa atua no campo de pesquisas inovadoras e "investe na conservação das nossas florestas e no desenvolvimento de práticas sustentáveis que garantem a continuidade desses ecossistemas vitais".
Ao listar os produtos de origem nas florestas brasileiras, a Empresa cita o baru, o buriti e o jatobá, do Cerrado. Também o pinhão, o cagaita, o cupuaçu, a castanha-da-amazônia, o umbu, o maracujá-do-mato, a pupunha, o cacau, o açaí e a Erva-mate. "Conhecida pelo chimarrão, chás e tereré, tem mais de 200 compostos de interesse para diversos novos produtores", cita a empresa de pesquisa sobre a Ilex paraguariensis.
"É nativa da Floresta com Araucária e representa fonte de renda para a agricultura familiar", menciona ao destacar a Erva-mate. Dos produtos florestais não madeireiros fica somente atrás do açaí no ranking do valor de produção, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de ser o principal produto, nessa mesma modalidade, com origem na Mata Atlântica brasileira e, na sua maioria, preservando o meio ambiente.
Com informações e imagens via Embrapa.
Comments