top of page

Curitiba recebe homenagem com sorvete levando Erva-mate

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 29 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de mar.

"Curitiba e Erva-mate têm uma história antiga, mas também atual", destaca a casa especializada em produtos do Mate. Além da loja na Rua 24 Horas curitibana, tem a Sapeco Praia na Prudente de Moraes, 388 (região do centro histórico). "E para comemorar o aniversário da capital, criamos um sorvete especial de Erva-mate, unindo tradição, inovação e refrescância, inspirada na bebida do momento: Xeque Mate", complementa em alusão ao aniversário de Curitiba, 332 anos neste sábado (29/03).


A festa de aniversário vai ter o sorvete exclusivo da Sapeco: o Xerbet CWB. Disponível neste fim de semana especial, dias 29 e 30 de março. A iguaria é um sobremesa criada por Michel Marcon, o chef Michel. Na sua trajetória de vida, nascido em Chapecó/SC, morou em Curitiba por 13 anos, passou outros dez fora e no último mês retornou para a Capital do Paraná. Por conta da Nova Onda do Matte, conheceu André Zampier e estabeleceu essa parceria com a Sapeco.


"Tive a ideia de fazer um sorvete em homenagem ao aniversário de Curitiba, quando estávamos pensando em como unir as festividades da data com toda a história da Erva-mate que tem seu epicentro na capital Paranaense. Somando-se a isso temos o fenômeno da bebida Xeque Mate, que no calor do verão curitibano está crescendo muito em consumo", contou o chef Michel.


"Como estamos em plena Nova Onda do Matte, e os novos usos deste insumo local estão sendo explorados, porque não um sorvete de Xeque Mate como presente de aniversário nos 332 anos da fundação de Curitiba? Fizemos um primeiro teste e todos amaram o sabor, que une o aroma e sabor caramelizado do chá matte, com o doce do guaraná, a acidez do limão e o corpo e presença do rum", explica.


"Somado à bola de sorvete, nossa sobremesa, batizada de Xerbet CWB (xerbet é a palavra raiz no turco para sorvete), leva também a farofa crocante de paçoca e amendoim com finalização de raspas de limão. Está saboroso, refrescante e temático!", descreve sobre a composição da sobremesa com o sorvete. "Quem sabe não entra pro cardápio da Sapeco?", cogita o chef criador do prato.


Com informações da Sapeco Matteria e Chef Michel e imagem arquivo/Chef Michel.

Comentarios


bottom of page