top of page

Cadeia produtiva e a estratégia para o Mate com baixo carbono

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 24 de set.
  • 2 min de leitura
ree

A engenheira agrônoma da Fundação Solidaridad, Caroline Olias, coordena o Programa de Erva-Mate da Fundação Solidaridad. No 8° Congresso Online da Erva-mate a profissional trouxe o assunto sobre a agricultura de baixo carbono para a cadeia produtiva ervateira. Dentre outras coisas, a entidade traz a Carbon-Matte - primeira calculadora de carbono voltada para o setor produtivo do Mate e visando o fortalecimento sustentável setorial.


A Fundação existe há 55 anos e 15 atuando no Brasil em diversas cadeias produtivas, oito ao todo, em mais de 300 municípios brasileiros. A Erva-mate, nos três estados da região Sul, é o foco central regional da Solidaridad e existe desde 2019 com sua base no Rio Grande do Sul. Mesmo diante do cenário atual, Caroline entende que a situação de ‘crise’ é sim momento para 'virada de chave', contudo sustentada em melhoria das práticas agrícolas e abertura de novos mercados.


Dentre os projetos, o Territórios da Mata - na região de Machadinho - é um dos expoentes apresentados. 250 hectares e 70 famílias foram beneficiadas no sentido de regularização de passivos ambientais e restauração ambiental. Em 120 hectares, também, foram implantados novos Sistemas Agroflorestais (SAFs). Esse trabalho foi realizado com a Cambona 4, além de outras espécies nativas para o trabalho dentro desse sistema produtivo regional.


Na região do Alto Uruguai e Santa Catarina o projeto Aliados pelo Campo é desenvolvido em conjunto com as empresas Leão Mate e Coca Cola. Um caderno de Campo da Cultura da Erva-mate é a ‘cartilha’, o manual, de orientação ao produtor, também subsidiado no Erva 20 da Embrapa. Desde a muda, até a condução e manejo do erval são orientados, bem como, a cobertura de solo, o manejo e a adubação correta. Além do combate às pragas que atingem os ervais.


Quanto à colheita, o processo mais indicado é para ter menor 'agressão' e poda de melhor qualidade para manter a sanidade da planta e a retomada da brotação, posteriormente. A renovação de erveiras mais antigas é outro trabalho orientado, num período adequado para ser o menos agressivo possível. "Nem no forte do verão e nem no forte do inverno", explica a engenheira agrônoma sobre esse processo em que a Fundação atua com produtores.


‘A agricultura diante das mudanças climáticas’ é outra linha de trabalho da Solidariedad. “A Erva-mate tem um potencial muito grande", explica Caroline Olias sobre o resgate de carbono, mas dentro de parâmetros técnicos. É onde entra o Carbon-Matte desenvolvido na parceria com a Embrapa. Apesar de não ser para certificação, o aplicativo permite medir os estoques de carbono o orientar o manejo e condução dos ervais.


Também existem seis unidades de monitoramento, junto da Carbon-matte "uma ferramenta em formato de planilha eletrônica para medir os estoques de carbono e emissões de gases de efeito estufa (GEE) durante o cultivo de Erva-mate", cita a entidade. Tanto que permite a partir dos dados, seja de produção a pleno sol ou florestal, calcular tanto as emissões quanto as remoções de carbono do sistema e fontes de emissões de dióxido de carbono e metano.


Com informações e imagem do CONAMATE.

Comentários


bottom of page