top of page

A classificação e a certificação do Mate presentes na Expointer

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 2 de set.
  • 2 min de leitura
ree

Duas frentes se sobressaem no trabalho da Emater/RS-Ascar durante a realização da 48ª Expointer, realizada em Esteio na região metropolitana de Porto Alegre. Além da hospitalidade e acolhida regada ao chimarrão, a "proposta é trabalhar duas temáticas", cita o gerente estadual de Classificação e Certificação da entidade, Mateus Soares da Rocha. Justamente, tanto classificar quanto certificar o produto.


No Informativo Técnico do Mate (Infomate), edição 271 - 1º de setembro de 2025, o gerente menciona a importância de ambos os processos. "A Emater/RS-Ascar oferece o serviço de certificação da Erva-mate como forma de agregar valor ao produto, promover boas práticas ao manejo e fortalecer a sustentabilidade na produção", cita Mateus. Esse trabalho é realizado junto aos produtores do Mate em folhas e industriais.


As ações levam em conta orientações técnicas, acompanhamento das etapas produtivas e verificação de critérios "que asseguram a rastreabilidade e a conformidade com padrões de qualidade exigidos pelo mercado", explica o gerente. Na Expointer, segundo a publicação, estão expostas todas as marcas certificadas, conforme as prerrogativas desse serviço, e com selo de qualidade emitido pela Emater/RS-Ascar.


Enquanto, conforme Mateus Soares da Rocha, a Indicação Geográfica (IG) Região de Machadinho - primeira do Rio Grande do Sul para Erva-mate - traz consigo a tradição, a qualidade e as características únicas da produção do Mate em folhas daquela delimitação geográfica abrangendo dez municípios do Nordeste gaúcho. Assim, atestando a notoriedade, especificidade e a 'fama' destacada como produtora.


Disso, o atendimento aos visitantes no espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer e acolhimento com "Erva-mate e água quente disponível para cevarem o seu chimarrão, e também informações técnicas", menciona publicação da entidade sobre o evento. A iniciativa incentiva o turismo e aguça o interesse das pessoas saberem mais sobre produtos singulares, exclusivos de determinada região, como é o Mate certificado e com selo.


Com informações do Infomate e Emater/RS-Ascar e imagem João Vicente Ribas/Emater/RS-Ascar

Comentários


bottom of page