8° Congresso Online da Erva-Mate inicia citando desafios
- Historia da Erva-mate
- 23 de set.
- 2 min de leitura

O objetivo é disseminar o "conhecimento sobre a Cadeia Produtiva da Erva-Mate. Através de palestras que abordam o processo desde a semente até o produto final", conforme a organização do 8° Congresso Online da Erva-Mate. Na abertura, na tarde desta segunda-feira (22/09), a organizadora do evento, Daiane Ehrhardt, expôs alguns pontos de vista, enumerou desafios e abriu questionamentos de como equacionar o mercado interno e externo.
O bate-papo abordou 'os desafios da Erva-mate', como compensar os custos de produção, entender as oscilações de mercado e ter geração renda dentro da cadeia produtiva. Cerca de cinco anos atrás, houve aumento de demanda, compra por parte dos argentinos, dentre outras coisas. O preço favorável e levou à ampliação de áreas plantadas e, cinco anos depois, o mercado está saturado inclusive pela menor exportação aos argentinos.
As exportações para a Argentina eram de pouco mais de 100 toneladas em 2016, depois passou de 200 no ano seguinte e atingiu 327 em 2018, triplicando um ano mais tarde quando superou 1 milhão de quilos exportados. Em 2020 chegou a quase 13 milhões de quilos e recorde um ano depois, ao atingir 19,5 milhões de quilos, voltando a 12,5 no ano seguinte e caindo pela metade nos dois próximos. De janeiro a agosto de 2025 está em 5.395 toneladas.
A menor demanda estagnou o mercado e fez buscar por produtos mais qualificados, contudo com preços menos favoráveis. Esse interesse do país vizinho é pontuado com um dos fatores ligados ao aumento de área e produção, pronta para ser comercializada atualmente. Isso tudo, conforme a organizadora do Conamate e fundadora da IlexTec, precisa ser equacionado, tendo em vista cada envolvido nessa cadeia produtiva.
Em seu entendimento, Daiane Ehrhardt citou diversos pontos para uniformizar a produção, caso de analisar a instituição de granulometria comum, uma vez de que cada indústria teoricamente segue em perfil própria e estaria faltando a padronização. Enquanto a fartura de matéria-prima, segundo ela, deve ser usada para inovar com novos produtos a partir da Erva-mate. Outro ponto é encontrar soluções mais eficientes em todo o processo ervateiro, desde a colheita com acréscimo de tecnologia até o consumidor final.
O ConaMate segue com inscrições abertas no link (CONAMATE) e as palestras ficam disponíveis gratuitamente durante a transmissão no canal da organização no YouTube (https://www.youtube.com/@conamate/streams). São quatro palestras todos os dias, às 14h, 16h, 18h e 20h - de 22 a 26 de setembro. Com informações e imagem CONAMATE.







Comentários