1º de outubro: RS irá conhecer plantas gigantes de Erva-mate
- Historia da Erva-mate
- 23 de set.
- 3 min de leitura

Na cerimônia programada para a próxima quarta-feira (01/10), serão conhecidas e premiadas as dez maiores árvores de Erva-mate do Rio Grande do Sul. O concurso “Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul”, organizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) com diversas instituições e entidades do setor, vai contemplar as dez gigantes e as três maiores a partir das 10h, no auditório da Faculdade de Odontologia da UPF.
Ao todo, 41 árvores foram inscritas, sendo 18 do Polo Ervateiro do Alto Taquari, dez do Polo Ervateiro Celeiro Missões, oito do Polo Ervateiro Nordeste Gaúcho e cinco do Polo Ervateiro do Alto Uruguai, segundo divulgou a organização do concurso. Para concorrer, essas plantas, pelas regras, devem ter, no mínimo, 1,5 metro de circunferência da árvore (CAP) tomada na altura do peito (1,30 acima do solo).
“Todas estas árvores já foram monitoradas pela Comissão Estadual do Concurso e tiveram suas medições reavaliadas pela mesma Comissão”, explica Ilvandro Barreto de Melo, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar e coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). As plantas serão fundamentais para estudos e desenvolvimento genético.
O concurso, conforme Ilvandro, vai ser uma boa ferramenta para se buscar a caracterização destas 41 árvores e para compreender tanto a anatomia de cada uma delas quanto o seu processo de multiplicação. "Elas vão ser monitoradas, com permissão dos produtores, e objeto de estudos tanto genéticos quanto fito-químicos", destaca o engenheiro agrônomo, referência técnica na cadeia produtiva do Mate no Brasil.
Para o professor da Universidade de Passo Fundo e coordenador do concurso, Jaime Martinez, o objetivo foi destacar a importância desta espécie florestal, seja para a cultura, para a economia e para o meio-ambiente do Rio Grande do Sul. "Estudos mostram que um dos frutos que mais atrai as aves silvestres é o fruto da Erva-mate", frisa o estudioso do assunto sobre o leque relacionado ao concurso.
"O grande espírito, o grande objetivo deste concurso foi destacar as espécies, os ambientes florestais, para que a gente recupere uma cultura de maior valorização das nossas florestas. Aquilo que a gente valoriza, que a gente conhece, a gente preserva melhor”, acrescenta Jaime. Em 2023, o concurso premiou as maiores araucárias gaúchas. As três primeiras colocadas eram do município de Coqueiros do Sul, com circunferência entre 5,18 metros e 5,67 metros e alturas que variam de 30 a 36 metros e uma média de idade de 300 anos cada.
A iniciativa do concurso é da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LAMVIS/UPF), em parceria com o Projeto Charão/AMA (Associação Amigos do Meio Ambiente), Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, Emater/RS-Ascar (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural), Ibramate (Instituto Brasileiro da Erva-Mate), Prefeitura de Passo Fundo, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), por meio da FLONA Passo Fundo (Floresta Nacional de Passo Fundo).
Também, Cotrijal (Cooperativa Agropecuária e Industrial), Coprel (Cooperativa de Energia), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Seapi/RS (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/RS), PGMATE/RS (Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate), Sindimate/RS (Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Rio Grande do Sul), APROMATE (Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho), ACEMA (Associação Celeiro e Missões de Amigos da Erva-Mate).
Ainda, Aspemate (Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai Gaúcho), Indumate (Associação dos Proprietários de Indústria e Produtores de Mate Alto Uruguai), ASPEMVA (Associação de Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro Região dos Vales), Fundomate (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate), APPEMAT (Associação dos Produtores e Parceiros da Erva-Mate do Alto do Taquari) e Fundação Solidaridad.
Com informações da UPF e Seapi e imagem divulgação
Comentários