top of page

Ipumirim/SC realiza encontro de produtores de Erva-mate

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 5 de abr.
  • 2 min de leitura

Localizado no Alto Uruguai Catarinense, o município realizou dia 03 de abril de 2025 o II Encontro dos Produtores de Erva-mate. Aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do setor ervateiro local foram os focos, com treinamentos ministrados por especialistas de acordo com a Rádio do Mate. A prefeitura de Ipumirim destaca que "o mercado ervateiro vem mostrando reação positiva abrindo novas oportunidades de desenvolvimento".


Ilvandro Barreto de Melo da Emater/RS-Ascar, e presidente da Câmara Setorial da Cadeia produtiva da Erva Mate, e Ives Goulart, da Embrapa Florestas, conduziram os treinamentos. As palestras trouxeram temáticas "de grande relevância, considerando um cunho estruturante da cadeia produtiva ervateira e também aspectos tecnológicos de implantação, cultivo e manejo dos ervais", conforme divulgou a Rádio do Mate.


"Historicamente, a Erva-mate tem sido fundamental para a economia de muitos municípios do Sul do Brasil. O setor ervateiro, que já teve um ciclo econômico no qual era chamado de 'Ouro Verde', passou por um longo período de estagnação", citou a prefeitura. Contudo Ipumirim visa justamente explorar novas oportunidades dentro da cadeia produtiva. Disso as temáticas abordadas e programa de incentivos aos produtores locais.


A organização setorial (elos da cadeia produtiva), mercado, preços, gargalos, desafios e oportunidades locais e globais para o Mate, bem como o contexto regional e nacional da atividade ervateira fizeram parte das abordagens. Indicação de caminhos a serem tomados, avaliação do panorama municipal e o alcance das instituições representativas dos produtores do município foram temas abordados durante o encontro.


O principal objetivo, segundo a prefeitura, foi de "repassar conhecimento para maior produtividade da planta". Tendo palestras direcionadas para adubação, manejo, melhoramento e cobertura do solo, consideradas '"práticas essenciais que resultam no aumento da produção" da Erva-mate. O município tem incentivo financeiro para a compra de mudas, até duas mil por produtor, ampliando áreas plantadas Ipumirim.


Desde o inicio do programa, em 2022, 250 mil mudas foram adquiridas nesse programa municipal. Seguindo com esse trabalho, a abordagem dos assuntos focou a "seleção de materiais genéticos, qualidade de mudas, preparo e cobertura do solo, adubação, poda, controle de pragas, de invasoras, sistemas de cultivo e transferência de tecnologia também foram abordados", reportou a Rádio do Mate.


Além da parte técnica, no período da manhã, à tarde foi realizada uma atividade prática com base nos assuntos das palestras, diretamente no campo. Duas estações foram instaladas para isso, com participação de mais de cem produtores. A atividade fez parte da comemoração do 62° Aniversário de Ipumirim, celebrados dia 7 de abril, com destaque para a Erva-mate, importante no campo econômico, histórico e da identidade regional.


Com informações da Rádio do Mate e prefeitura de Ipumirim e imagem Rádio do Mate.

Comments


bottom of page