Autenticidade da chef compõe sobremesa com Erva-mate em SC
- Historia da Erva-mate
- 15 de mar.
- 3 min de leitura

Sabe aquele sabor doce de uma sobremesa? Imagine a Erva-mate como ingrediente. Mais que isso, fruto de um vínculo pessoal do produto com a chef de cozinha Amanda Grezzana. Inovar com ingredientes, regionalizar e escolher pela autenticidade deles, são detalhes presentes na receita do Blondie de chocolate branco, Erva-mate e framboesa. O prato é parte do 1º Cozinha Show – Comida com História, neste final de semana em Florianópolis.
A organização do Comida com História, no seu 1º Cozinha Show, escolheu, como o tema da sua primeira edição, as Indicações Geográficas (IGs) de Santa Catarina. Por ser uma delas, a Erva-mate da região do Planalto Norte catarinense foi incluída numa das receitas, compondo a sobremesa, dentro das possibilidades de estar tanto na composição de um prato salgado do evento, quanto num doce ou até drink.
"A ideia foi fazer uma sobremesa saborosa e rápida blondie de chocolate branco é uma variação deliciosa do tradicional brownie, oferecendo uma textura macia e um sabor mais suave e doce assim para que realmente todos possam fazer em suas casas e degustar com seus familiares", explicou a chef de cozinha Amanda Grezzana. A profissional atua como consultora gastronômica e personal chef.
"A Erva-mate da nossa região trás a refrescância juntamente com a framboesa e o chocolate o doçor", destaca sobre sua receita, num tom de constituir um imaginário de 'dar água na boca' para o leitor provar o prato. Nascida em Joaçaba/SC e 'criada no Sul do Brasil', atualmente Amanda Grezzana mora em Balneário Camboriú/SC, mas seu trabalho se estende para o país todo, no campo da gastronomia e consultoria.
Para a chef, existe uma autenticidade no uso da Ilex paraguariensis A. St. Hill nos seus pratos. "Meu vínculo com a Erva-mate é pessoal e profundo. Desde a infância eu aprecio e utilizo a Erva-mate no dia a dia, o que cria uma conexão íntima com esse ingrediente. Esse vínculo é o que torna a minha relação com a Erva-mate autêntica e natural, algo que se reflete na minha habilidade de trabalhar com ela na gastronomia", explica.
Amanda Grezzana afirma ter crescido a aceitação da Erva-mate na gastronomia. Sobretudo por diferenciais, características e possibilidades de criação natural e autêntica pela mão dos profissionais. Segundo ela, "especialmente entre chefs e confeiteiros que buscam inovar com ingredientes regionais e autênticos. O sabor único da Erva-mate - levemente amargo, terroso e herbal - desperta curiosidade e pode criar combinações surpreendentes".
Esse entendimento da chef, coloca o produto numa prateleira para além do paladar. "Esses aspectos fazem da Erva-mate mais do que um ingrediente - ela traz uma história, um vínculo com a natureza e um toque de inovação para a alta gastronomia", enaltece. O Comida com História, onde estará o seu prato, é um projeto cultural realizado por via Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do governo estadual e apoiado por Bistek Supermercados e Metalúrgica Spillere.

O evento será realizado no supermercado Bistek do bairro Abraão, em Florianópolis, neste sábado (15/03) e domingo (16/03) e reúne chefs renomados, com entrada gratuita. Dentre eles, Arthur Viveiros, Tiago Soar, André Vasconcelos, Pedro Soares e Janete Borges. Cada um vai elaborar pratos com ingredientes associados ao produtos catarinenses com IGs. O prato da chef Amanda Grezzana, será elaborado às 14h do domingo.
Conforme a organização, os "chefs convidados vão fazer receitas com esses produtos, mostrando a versatilidade de cada um deles". Também, "além da parte gastronômica, o evento vai ter uma exposição fotográfica sobre as IGs, atividade infantil com tintas naturais, feira das IGs e apresentação de mini documentários sobre as Indicações Geográficas de Santa Catarina". Num evento que "tá imperdível! E o melhor: tem atividade pra toda a família". Com informações e imagens do arquivo pessoal de Amanda Grezzana e Comida com História.
Comentarios