top of page

São Mateus do Sul tem oferta de curso de podas da Erva-mate

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 19 de mar.
  • 2 min de leitura

"Quer aumentar a produtividade do seu erval? Este curso é indicado a produtores e trabalhadores rurais envolvidos no cultivo de Erva-mate", destaca o sistema FAEP, composto pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR) e pelos sindicatos rurais. No caso, ofertando curso gratuito em São Mateus do Sul no próximo dia 11 de abril.


"Ao longo de oito horas de curso, os participantes receberão orientações sobre podas na cultura de Erva-mate, prática fundamental para uma boa produtividade", afirma a publicação do sistema. Inclusive, com material didático "desenvolvido em parceria com a Embrapa Florestas, de forma a levar aos alunos conhecimento científico construído ao longa de diversas pesquisas com a planta", acrescenta.


"A adoção de técnicas adequadas durante as podas de formação pode aumentar a produção, garantir a regularidade de matéria-prima e otimizar a colheita", complementa. O curso tem como público-alvo os estudantes áreas rurais, produtores e trabalhadores rurais. Em São Mateus do Sul, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São Mateus do Sul (Aciasms) cede espaço para a formação teórica e a prática será em área rural.


O ensino será sobre os aspectos fisiológicos e ciclo de um erval cultivado; objetivos das podas e intervalo entre colheitas; arquitetura de erveiras em produção e efeito da sombra nas podas; tipos de ramos da Erva-mate: bandeiras, bandeirinhas e ramos finos; ferramentas de poda e suas recomendações de uso; poda de formação ou desponte, poda de colheita, poda de baixeiro, poda de rebaixamento de copa e poda de decepa.


Ainda, técnicas de poda recomendadas, intensidade, épocas preferenciais, planejamento de reforma de ervais; prática de podas de Erva-mate. O número de vagas, conforme o SENAR-PR, é limitado atendendo de 10 a 15 participantes, sendo maior de 18 anos e alfabetizado. Caso o participantes tenha disponibilidade podem levar suas ferramentas de poda. Mais detalhes, inscrições ou dúvidas 42 99969-1604 (WhatsApp) com o Sindicato Rural de São Mateus do Sul, organizador do evento no município.


Com informações e imagem via divulgação SENAR-PR/Sindicato Rural de São Mateus do Sul.

Comments


bottom of page