top of page

Gaúchos celebram início da colheita de Mate no Alto Uruguai

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 3 de jun.
  • 2 min de leitura

A Festa da Colheita da Erva-Mate - Safra 2025 foi celebrada na semana passada, quarta-feira (28/05), em Viadutos junto das comemorações municipais de 66 anos da cidade da região do Alto Uruguai. O ato de iniciar oficialmente os trabalhos de extrair o produto tradicional do Rio Grande do Sul e matéria-prima do chimarrão, bebida com identidade e parte da cultura gaúcha, é rotativo e envolve toda a cadeia produtiva estadual.


Em 2025, a propriedade da família Tochetto, na Linha São Joaquim, considerada referência regional na produção e cultivo de Erva-mate desde 1930 recebeu o evento. Durante a abertura oficial ocorreu a poda simbólica da erveira para oficializar o início da colheita da Erva-mate no Rio Grande do Sul. Seguida da entrega oficial da Indicação Geográfica do Polo Ervateiro Noroeste Gaúcho e lançamento de refrigerante de Erva-mate.


Também, palestra técnica com o presidente da Câmara Setorial Estadual da Erva-mate, Ilvandro Barreto de Melo, extensionista rural da Emater/RS-Ascar. Ele abordou as experiências dos produtores "na implantação e manejo de ervais de alta produtividade". Também, realizado o Fórum da Erva-Mate e um coquetel à base da planta, acompanhado de repasse de informações técnicas e atividades culturais.


O almoço teve hambúrguer no pão de Erva-mate e lançamento do refrigerante Yerba Matte. “Para a comunidade de Viadutos e região, a Festa da Colheita da Erva-Mate é muito mais do que uma celebração, é a reafirmação de um legado cultural que passa de geração em geração, consolidando a erva-mate como um verdadeiro patrimônio do povo gaúcho”, destacou a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese.


A família anfitriã trouxe um resgate da sua história aos presentes, além de um relato de experiência sobre Erva-mate orgânica apresentado pelo produtor André Baldissera. A Festa foi realizada pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Prefeitura de Viadutos, Emater/RS-Ascar e Instituto Brasileiro de Erva-Mate (Ibramate), com apoio de entidades locais e regionais, conforme divulgou a Emater.


Com informações e imagem via Emater/RS-Ascar.

Commentaires


bottom of page