Região de Machadinho capacita mulheres sobre mel e Erva-mate
- Historia da Erva-mate
- 20 de mai.
- 1 min de leitura

O projeto se associa ao tradicional Sistema Agroflorestal de Erva-mate Cambona 4, conforme escreveu a presidente a Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), Selia Regina Felizari, no Informativo Técnico do Mate (InfoMate) nº 256. A publicação desta segunda-feira (19/05) traz justamente essa relação da 'biodiversidade', sendo as abelhas importantes tanto aos ervais quanto à visibilidade regional.
Por conta da Indicação Geográfica (IG) da Região de Machadinho, a ação reforça o retrospecto e colabora com as premissas desse registro. Até porque, esse Sistema Agroflorestal visa justamente a diversidade biológica e sendo as abelhas nativas importante nesse conjuntura. O projeto 'Meliponicultura: o Voo da Biodiversidade' existe desde 2011 e ganha esse estímulo da Apromate e instituições parceiras.
A Associação dos Apicultores de Machadinho (AMA), Solidariedad, Basf e secretaria municipal de Agricultura trabalharam na realização do curso de capacitação para mulheres, na semana passada, dia 14 de maio. O curso de Meliponicultura trouxe informação para as participantes no sentido de colaborar com as ações e instruir ações relacionando o Sistema Agroflorestal com a produção de mel.
Manejo de colmeias e produção de mel foram os pontos de instrução do curso, coordenado pela Converge, empresa desenvolvedora do Geopis, uma startup "dedicada à prevenção da mortalidade das abelhas e à promoção da sustentabilidade no agronegócio", conforme escreveu Selia Felizari. Levando informações sobre futuro sustentável nesse quesito de capacitar as mulheres sobre o assunto.
Com informações e imagem do InfoMate.
Comments