"Oportunidades no Turismo" movimenta região dos Vales
- Historia da Erva-mate
- 24 de mar.
- 2 min de leitura

Nesta semana, dias 26 e 27 de março de 2025, o Convento São Boaventura, em Imigrante, recebe o Seminário Regional de Turismo. O município está localizado na região central do Rio Grande do Sul, entre a Serra Gaúcha e a Depressão Central do Rio Grande do Sul, no Vale do Taquari, região produtora de Erva-mate. A organização é da prefeitura local com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).
A expectativa da organização e de reunir empreendedores, gestores municipais e profissionais do setor para debater tendências, desafios e oportunidades para o turismo na região. O secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronado Santini, estará presente. Para ele, o setor é "a matriz econômica da transformação do nosso estado". O Vale do Taquari é a maior região produtora de Erva-mate do Rio Grande do Sul.
A Amturvales comemora 30 anos de fundação nesta semana, dia 29 de março e atua para "valorizar a diversidade do turismo local, fomentando a sustentabilidade ambiental, cultural e socioeconômica." Com sede em Encantado, município maior exportador de Erva-mate do Brasil, a entidade congrega 38 municípios e tem 49 privados empreendimentos associados. A Rota do Chimarrão, por Venâncio Aires – Capital Nacional do Chimarrão é um dos atrativos regionais.
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante, Charles Porsche, citou, em divulgação pelas redes sociais, a importância do evento para debater ideias, fortalecer parcerias e impulsionar o turismo na região. Dentre os participantes, Rodrigo Ferri Parisotto, trazendo sua experiência sobre empreender tanto no setor público quanto no privado, tendo trajetória marcada por desafios e inovação.
O Seminário Regional de Turismo terá também Henrique Petry Rauber, idealizador do Happy Valen e da maior tirolesa urbana do mundo, atrativo da cidade de Feliz/RS. Outro destaque é a participação de Cristian Krumenauer, apresentando o case Brasil Raft Park, do Vale do Paranhana. Segundo os organizadores, "um exemplo inspirador de como a inovação e a valorização dos recursos naturais podem transformar o turismo de aventura em um motor econômico regional".
Ainda, a programação contará com palestras, painéis, cases de sucesso e visitas técnicas, promovendo o compartilhamento de experiências e estratégias para o desenvolvimento sustentável do turismo, conforme os organizadores. Além dos conteúdos técnicos, o evento trará momentos culturais e gastronômicos, como a apresentação da Orquestra de Imigrante e um jantar típico alemão e italiano.
Com informações da Amturvales e prefeitura de Imigrante/RS. Imagem divulgação Amturvales e prefeitura de Imigrante.
Comments