ONU avalia patrimônio agrícola do PR, com presença de Erva-mate
- Historia da Erva-mate
- 17 de mar.
- 2 min de leitura

A Avaliação do Programa Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM) da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) entra na etapa final. Visita à campo ocorre entre esta segunda-feira (17/03) e quarta-feira (20/03). O comitê científico passa pela região com intuito de reconhecer ações voltadas ao sistema tradicional e agroecológico onde a preservação ambiental está associada à Erva-mate.
A iniciativa envolve onze municípios do Sudeste e Centro-Sul do Paraná e demostra a harmonia entre as colheitas de Erva-mate, geração de renda por outros elementos além do Mate e preservação ambiental. A planta sombreada esta atrelada às florestas, sendo a sua conservação relevante no território dos sistemas tradicionais, diferentemente de outros locais e regiões do próprio estado do Paraná onde a mata nativa foi reduzida drasticamente.
Enquanto que o programa SIPAM em sistemas tradicionais e agroecológicos de Erva-mate, dentro de florestas com Araucária, contribui para a manutenção deste território, preserva a agrosociobiodiversidade, meios e métodos de produção, costumes e vida camponesa. Disso a apresentação da candidatura "conduzida pelo Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate", ao SIPAM da FAO/ONU.
Inclusive, segundo o Centro de Educação e Desenvolvimento dos Sistemas Tradicionais de Erva-mate: Cultura, Agroecologia e Floresta com Araucárias (CEDErva) a proposta "foi chancelada na primeira fase de avaliação". Entrando a partir de então nessa nova etapa onde o comitê científico fará as últimas averiguações para observar se as ações estão em conformidade com a proposta apresentada para essa obtenção.
"A obtenção do selo SIPAM pode trazer para a região Centro-sul e Sudeste do Paraná grande potencialidade de desenvolvimento socioeconômico e socioambiental!", cita o CEDErva. A agenda com a representante do Comitê Cientifico da FAO inicia na tarde desta segunda-feira em Rebouças, numa visita à Cooperativa Mista de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Comdafar) de Rebouças, no Centro-Sul do Paraná.
Amanhã (terça-feira) visitas em Inácio Martins (município mais alto do Paraná) pela manhã à Terra Indígena Rio d' Areia, depois, à tarde, ao Assentamento Fazenda Velha. Na quarta-feira, pela manhã visita à Estação de Pesquisa Florestal de Irati e à tarde ao Faxinal do Emboque em São Mateus do Sul. A conclusão da agenda, na quinta-feira, tem programada visita à Ervateira 5 Estrela e depois discussão de encerramento em São João do Triunfo.
Com informações do CEDErva e imagem reprodução CEDErva.
Comentarios