top of page

Machadinho sedia seminário e destaca árvore gigante de Mate

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 5 de jun.
  • 2 min de leitura

Nada melhor numa comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente que falar sobre o Concurso Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul. Nesse 5 de junho, a Câmara de Machadinho abre espaço para uma programação sobre o assunto, na busca das maiores representantes da Ilex paraguariensis St. Hill presentes no território gaúcho. A organização é centrada em entidades e organismos envolvidos no projeto e inicia às 14h.


Em busca de árvores gigantes, antigas, de Erva-mate, nos cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul, o Concurso Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul – 2024/2025 – Ano da Erva-Mate está com inscrições abertas até o dia 30 de junho. Organizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LAMVIS/UPF), em parceria com diversas entidades.


Podem se inscrever pessoas físicas, jurídicas e comunidades tradicionais que possuam imóveis, posse legal, lote de assentamento ou qualquer outra forma que caracterize posse da terra na região do concurso. Os escritórios da Emater/RS-Ascar de cada município onde a árvore gigante de Erva-mate estiver localizada recebem as inscrições. Serão escolhidas 10 árvores gigantes em cada um dos polos ervateiros, e após as 10 maiores do estado.


O resultado será anunciado no dia 21/09/2025, integrando as comemorações do Dia da Árvore, em local a ser definido pela comissão organizadora. E, no Dia Mundial do Meio Ambiente, um Seminário destaca o Concurso Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul, "uma celebração à grandiosidade e importância das árvores nativas do nosso estado", frisa a organização sobre o evento em si e programação focada no assunto.


Disso, a abordagem sobre o histórico e normas do concurso, logo na abertura às 14h. Depois, o detalhamento sobre os aspectos históricos e ambientais da Erva-mate e participação do polo ervateiro do Nordeste gaúcho. Ainda, a interação ecológica da Erva-mate com a fauna e flora; atuação da Fundação Solidaridad e cultura, produção e economia do Mate fazem parte dos assuntos em destaque.


Com informações e imagem da organização.

Comments


bottom of page