IG da Erva-mate inaugura novo ciclo na Região de Machadinho
- Historia da Erva-mate
- 7 de abr.
- 2 min de leitura

Para a presidente da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), Selia Felizari, a recente elevação ao status de Indicação Geográfica (IG) "amplia a responsabilidade". Bem como, inicia um novo ciclo ervateiro na Região de Machadinho, neste ano de 2025 tendo respaldo em convênio renovado recentemente e parceria institucional, com ação ativa da Emater/RS-Ascar.
Recentemente, a prefeitura de Machadinho/RS renovou um convênio de pesquisa sobre Erva-mate com a Embrapa Florestas e Apromate e isso reforça uma "parceria institucional que já existe há 28 anos", conforme escreve Selia no Informativo Técnico do Mate (Infomate) nº 249, publicado na semana passada. Dando respaldo, também, ao trabalho da Emater nessa parceria e estratégias desenvolvidas em prol do setor.
A presidente cita a importância da revisão, valorização e manutenção dessas parcerias e estratégias e afirma estar inciando um novo ciclo ervateiro com a IG, neste ano de 2025. Sendo essa união de forças "vital", segundo ela, para "sustentar a evolução e o desenvolvimento de um território". Sendo decisiva, essas parcerias, para superar crises e reagir diante das adversidades, de forma positiva.
Selia Felizari menciona a reestruturação do parque industrial ervateiro, 3º ciclo de 1994 - 2024, como período de recuperação do protagonismo regional da Erva-mate. Tendo referência na Cambona 4, a primeira cultivar de Erva-mate gaúcha e segunda do Brasil com uma das referências. Período antecedido pelo 2º ciclo, de 1951 a 1993, quando foi interrompida a industrialização do Mate nessa região.
Todo esse contexto, desde o primeiro ciclo ervateiro da região, de 1912 a 1950, "valoriza o pioneirismo dos colonizadores", segundo ela. Sendo o convênio relevante para esse reconhecimento e sequência do trabalho na cadeia produtiva da Erva-mate. Esse 4º ciclo, assim entendido, com o registro da IG tem o foco do fortalecimento da cadeia produtiva na Região de Machadinho, sustendo nessas parcerias estabelecidas.
De acordo com a prefeitura, o convênio garante o suporte técnico e científico para o setor ervateiro. Somada à IG, essa parceria "vai impulsionar ainda mais a valorização e o crescimento do setor". Além dessa assinatura, conforme a administração de Machadinho, "ocorreram visitas técnicas a propriedades e viveiros, reforçando estratégias para a inovação e sustentabilidade do setor".
Com informações do Infomate e prefeitura de Machadinho/RS e imagem prefeitura de Machadinho/RS.
Comentarios