top of page

Erva-mate ganha destaque em palestras e fórum da Expodireto

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 12 de mar.
  • 2 min de leitura

Marca presença numa das maiores feiras do Agro brasileiro.

Nesta quarta-feira (12/03) e amanhã quinta-feira (13/03) ao menos cinco assuntos envolvem a planta responsável pela bebida símbolo e identidade gaúcha. A Erva-mate terá anúncio da Festa de Abertura da Colheita, será abordado o potencial de resgate de carbono, concurso das árvores gigantes da espécie, sua química e Identificação Geográfica (IG). Além dos expositores presentes na Expodireto 2025 em Não-Me-Toque ao longo desta semana.


"Nós, da Inovamate, teremos o prazer de recepcionar delegações brasileiras e estrangeiras no Pavilhão Internacional da Expodireto, uma das maiores feiras do agronegócio, com foco em agricultura de precisão. Apresentaremos a nossa Erva-Mate, destacando sua qualidade e potencial para a inovação", destaca uma publicação da empresa, citando uma palestra com sua representante e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Evento na parceria entre a Associação dos Produtores e Parceiros da Erva-Mate do Alto Taquari (APPEMAT), via Ariana Maia - CEO da empresa, e a professora Rosângela Assis Jacques do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Abordando "A Química da Erva-mate: Marcadores da Indicação Geográfica do Alto Taquari e Sua Relação com Culturas de Consumo Global", segundo a Inovamate, na tarde desta quarta-feira a partir de 13h30, no Pavilhão Internacional.


Amanhã, quinta-feira dia 13 de março, a Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque recebe o 17º Fórum Florestal RS, no Auditório Central do espaço de eventos da feira. A primeira palestra, logo após a abertura das 9h - por volta de 9h30, será sobre o "Anúncio oficial da concessão de registro, pelo INPI, da Indicação Geográfica Erva-mate Região de Machadinho", ministrada por Selia Regina Felizari da Apromate.


Logo depois, às 9h45, Gabriel Dedini - da Fundação Solidaridad de São Paulo/SP - palestra sobre "Geração de crédito de carbono pela Erva-mate: proposta de projeto para o Rio Grande do Sul". Às 10h30, Jaime Martinez - da Universidade de Passo Fundo (UPF) - fala sobre "Concurso Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul - 2025, o ano da Erva-mate", lançando a busca pela maior planta do estado, mediante inscrição e regulamento estabelecido.


Outro assunto, destaque na programação, é o anúncio oficial da tradicional abertura da colheita da Erva-mate no Rio Grande do Sul, safra 2025. Neste ano celebrado no município de Viadutos/RS, Polo Ervateiro do Alto Uruguai, dia 28 de maio. Esse evento em si, tem a união de diversas entidades e marca a cadeia produtiva ervateira gaúcha, ao organizar um ato para o início oficial da colheita ervateira no estado.


Com informações e imagens/reprodução da Inovamate, Emater/RS-Ascar e Expodireto Cotrijal.

Comments


bottom of page