Em busca das árvores gigantes de Erva-mate, concurso abre inscrições em março
- Art Creations
- 17 de fev.
- 2 min de leitura

Todo proprietário com Ilex paraguariensis nativa no RS pode se inscrever
O objetivo é identificar “as maiores árvores do Rio Grande do Sul, o Concurso de Árvores Gigantes dará destaque à Erva Mate em 2025”, destaca a organização. Na última semana, a coordenação decidiu sobre o início das inscrições a partir do dia 13 de março, durante o 17° Fórum Florestal do Estado do Rio Grande do Sul, a ser realizado na Expodireto Cotrijal, em Não Me Toque. Diversas instituições participam desse projeto, onde as maiores araucárias já foram conhecidas, em 2023.
A participação será “equitativa de todas as entidades envolvidas, garantindo transparência e credibilidade ao processo”, garantem os organizadores. “Também foi debatida a metodologia para medições e validação dos dados coletados de cada candidata a árvore gigante, assegurando rigor científico na escolha das árvores finalistas”, completa. A Erva-mate (Ilex paraguariensis) é considerada espécie de grande relevância ecológica, social, cultural e econômica para o Brasil.
A coordenação geral do concurso está sob a responsabilidade do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LAMVis) da Universidade de Passo Fundo (UPF), com apoio operacional da Emater/RS. Além disso, o concurso conta com a participação dos “cinco polos ervateiros do estado, Ibramate, Sindimate/RS, Secretaria Estadual da Agricultura, Projeto Charão/AMA, Associações de Produtores de Erva-mate, Cotrijal, Coprel e ICMBio-Floresta Nacional de Passo Fundo”.
Para o professor da UPF Jaime Martinez – um dos coordenadores do Concurso –, esse processo de identificação dos grandes exemplares de árvores busca divulgar as espécies florestais nativas e promover o turismo de observação das gigantes, bem como servir de árvores-matriz para fornecer as sementes para gerar mudas futuras de qualidade. Todo proprietário de terras, urbana ou rural, pessoa física ou jurídica, poderá participar do concurso, desde que tenha exemplares nativos de Erva-mate em suas terras.
Para Martinez, a iniciativa reforça a necessidade de conscientização ambiental e valorização das árvores centenárias, fundamentais para a manutenção dos ecossistemas e da identidade cultural da região. Por meio da identificação e reconhecimento das árvores monumentais para a biodiversidade e o patrimônio natural do estado, o concurso também espera ampliar a cultura florestal junto aos proprietários rurais, grandes responsáveis pela conservação desse patrimônio natural.
“A colaboração entre as instituições parceiras será essencial para o sucesso do concurso, incentivando a participação de técnicos extensionistas do meio rural, pesquisadores, comunidades locais e proprietários rurais no mapeamento dessas árvores gigantes”, observa. Na primeira edição do concurso, em 2023, foram premiadas as maiores árvores de Araucária. As três primeiras colocadas são do município de Coqueiros do Sul e têm 5,67 metros; 5,55 metros e 5,18 metros, respectivamente de circunferência, e alturas de 30 a 36 metros.
Com informações e imagem via UPF e Emater/RS-Ascar.
Comments