top of page

Coletivo de ideias busca fortalecer ações no setor ervateiro

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 12 de mar.
  • 2 min de leitura

Parceria regional da IG-Mathe com apoio do Sebrae.

Happy Mate é o nome usado para denominar reuniões periódicas, num projeto desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe) na região de São Mateus do Sul. A proposta é manter os eventos abertos para novas ideias, sugestões e discussões relacionadas ao setor ervateiro. O espaço reúne lideranças, técnicos, produtores, profissionais da cadeia produtiva e demais interessados no tema Erva-mate.


Nesta semana, até potencializando discussões mais específicas e setorizadas dentro da entidade, com apoio de Lysandra Matsumoto, Consultora Sebrae PR e Alyne Chicocki, Consultora Agro do Sebrae PR Regional Sul, grupos trabalharam no planejamento de ações para o ano de 2025. Foram realizadas reuniões de trabalho dos grupos: Mercado da erva mate, Legislação, Manejo Florestal e Controles IG, Promoção do território IG.


A Indicação Geográfica (IG), dentre outras coisas, está vinculada à um produto, típico de uma região, e com pertencimento e identidade. Se constituindo, esse reconhecimento, por meio de um selo, onde se confere uma notoriedade, baseada num processo inscrito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Produto típico de uma região, genética e forma de produção (boas práticas) são partes desses critérios relacionados ao contexto.


Para o consumidor, ao comprar um produto com um selo de IG fica a certeza de uma procedência, rastreabilidade, legislação, processos rigorosamente seguidos. Um produto com IG contem a história e cultura da região protegidos . A esses são conferidos qualidade e possuem o saber fazer único daquela localidade. Para uma região obter o registro de uma IG, um amplo levantamento e comprovação da história, dos saberes, cultura e notoriedade é realizado até chegar ao registro de uma IG no INPI.


A Erva-mate da região São Matheus é uma Indicação de Procedência (IP), do saber fazer, da identidade, da cultura e relacionada aos hábitos similares dentro desse território. A IG protege essas especificidades. Podendo ser usado, esse selo, somente por produtores ou industriais dentro das limitações geográficas da IG São Matheus, municípios de Antônio Olinto, São João do Triunfo Rebouças, Rio Azul, Mallet e São Mateus do Sul, seguindo alguns critérios estabelecidos pela associação gestora do selo.


Para potencializar a divulgação dos produtos com selo IG-Mathe, a participação em feiras e eventos está entre ações planejadas. Baseada na Erva-mate mais nativa, na sombra florestal de árvores da Mata Atlântica, o sabor do chimarrão, do tereré e dos chás, ficam mais suaves. O produto com o selo, com a procedência, recebe a 'mensagem' da origem e de todo esse contexto de confiabilidade ao ser consumido.


Com informações e imagens da IG-Mathe/Sebrae/divulgação.

Comments


bottom of page