top of page

Boas práticas, manejo e combate ao ataque de pragas são primordiais

A Erva-mate tem enorme importância econômica para o Brasil, Argentina e Paraguai, tendo o Uruguai como importante mercado para o produto brasileiro. As exportações de 2024 atingiram quase 50 milhões de quilos, gerando uma receita total acima de meio bilhão de reais, R$ 592,44 milhões ou US$ 102.676.006,00. O sistema Erva 20 da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Florestas, por exemplo, orienta manejo e condução na produção.


Além dos tradicionais chimarrão, tereré e chás, a Ilex paraguariensis A. St. Hil. dá origem para refrigerantes, extratos industriais, cosméticos, medicamentos e está inserida em diferentes usos culinários. "Todos esses produtos dependem da qualidade de suas folhas e do cuidado em seu manejo", cita um vídeo produzido pela Embrapa Florestas, com o título: "Prevenção e controle de pragas em Erva-mate." (Conteúdo disponível no link)


A Erva-mate, assim como outros cultivos, está sujeita aos ataques de pragas e doenças. "Cerca de 86 espécies, incluindo insetos e ácaros encontram alimento nessa planta", cita o vídeo da Embrapa. "A prevenção é a melhor forma de combater o ataque de pragas, mas quando isso acontece são necessárias medidas de controle e uso adequado de produtos", mencionando a importância de registro no Ministério da Agricultura e Pecuária MAPA).


A utilização de boas práticas aplicadas aos ervais cultivados ajuda em evitar prejuízos causados pelas pragas e auxilia na melhor forma de controle, conforme o material.

Essas informações, o produtor de Erva-mate pode encontrar no sistema Erva 20, um guia da Embrapa Florestas que aborda a produção com "o objetivo de melhorar a produtividade, a sustentabilidade e a qualidade dos ervais", segundo a publicação.


"A Embrapa Florestas, com apoio do Cogemate, Tec.matte e Fundação Araucária, acaba de disponibilizar o vídeo "Boas práticas como prevenção ao ataque de pragas em erva-mate e medidas de controle", anuncia. Link Erva 20: (https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1106677)


Com informações e imagem/reprodução Embrapa.

Commentaires


bottom of page