top of page

Assistência técnica e escolaridade ampliam adoção de tecnologias

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 31 de mar.
  • 2 min de leitura

O apontamento vem de um estudo realizado por pesquisadores da Embrapa Florestas, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O trabalho identificou os principais fatores que influenciam a adoção de tecnologias por produtores de Erva-mate no Brasil. Onde tem capacitação e presença de orientação técnica práticas são incorporadas e a produtividade é melhor.


A pesquisa entrevistou, entre 2019 e 2020, 470 produtores em 116 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Também revelou que "a capacitação dos produtores e a presença de assistência técnica são os elementos mais determinantes para a incorporação de práticas modernas no cultivo da Erva-mate". Existe uma grande diferença de produtividade por áreas de ervais.


De acordo com a Embrapa, a Erva-mate é uma cultura de grande importância econômica e cultural na região Sul do Brasil, especialmente para a agricultura familiar. Mas a produtividade média dos ervais comerciais, manejados com baixa tecnologia, ficam "abaixo do potencial produtivo". Enquanto áreas de pesquisa alcançam produtividades de até 35 toneladas por hectare (t/ha), a média nacional, em 2023, foi de apenas 8,5 t/ha.


Segundo a pesquisa, a "escolaridade dos produtores e a participação em capacitações sobre Erva-mate aumentam significativamente a probabilidade de adoção de tecnologias". Melhor grau de instrução escolar amplia em "26% a chance de o produtor realizar análise de solo", por exemplo. E a presença de assistência e visita técnica eleva quase 2,5 a "chances de adotar práticas como a análise de solo e a adubação".


“Produtores que contam com orientação regular e participam de cursos ou dias de campo tendem a incorporar mais práticas recomendadas”, aponta o analista da Embrapa, Ives Goulart, primeiro autor do artigo, publicado na revista Caderno Pedagógico. Levando em conta o fato de que a adoção de conhecimento melhora a produtividade, maior grau de aprendizado pode possibilitar melhor renda a partir do erval.


Com informações e imagem Embrapa.

Comments


bottom of page