Após encontro sobre Erva-mate, prefeitura de SC visa a prática
- Historia da Erva-mate
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Ipumirim está no Alto Uruguai catarinense e completou 62 de emancipação política no dia 7 de abril. Na semana passada o município realizou o II Encontro dos Produtores de Erva-mate com presença de dois palestrantes: Ilvandro Barreto de Melo da Emater/RS-Ascar, e presidente da Câmara Setorial da Cadeia produtiva da Erva-Mate do Rio Grande do Sul, e Ives Goulart, da Embrapa Florestas. Além de atividade técnica realizada no campo.
"O II Encontro dos Produtores de Erva-Mate foi um sucesso de participação e repasse de conhecimento. E agora, qual o próximo passo?", questiona a gestão do prefeito Valdir Zanella num postagem no Instagram. "Atingir esses dois objetivos em um evento direcionado a participação de produtores, onde a renda principal não é o produto em questão, foi um grande avanço para o setor de agricultura", cita.
Trazendo com isso a perspectiva futura de aplicação do conhecimento com apoio institucional do município. "Agora, os técnicos iniciam um novo desafio: colocar em prática, junto com o produtor, as técnicas de melhoria para aumentar a produtividade", é o destaque relacionado pela prefeitura. Demonstrando o alinhamento entre a ação institucional e agregação de conhecimento para melhorar a produtividade.
Dimorvan Comelli é técnico agrícola foi o responsável pela organização do encontro da semana passada. “Estou muito feliz com a participação e o quanto aprendemos nesse evento. É um passo muito importante para chegar ao nosso objetivo, que também é o foco dos produtores,” relatou. A iniciativa de trazer profissionais, Ilvandro e Ives (de alto gabarito técnico e conhecimento sobre o Mate), não foi uma ação isolada.
"Com o incentivo do município na aquisição de mudas e a capacitação e dados repassados aos produtores, os técnicos da secretaria buscam, a partir de agora, trabalhar mais intensificamente junto ao produtor, auxiliando para o êxito de do aumento da produção e rentabilidade", é o plano da prefeitura para o setor. Trazendo esse alinhamento de apoio, após o evento técnico e instruções repassadas ao ervateiros.
A prefeitura cita que Ipumirim, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui uma área próxima a 610 hectares de plantio de Erva-mate, "e uma produtividade bem abaixo do ideal". Desde 2022, 250 mil mudas foram adquiridas num programa municipal, com repasse de até duas mil por produtor, visando ampliar as áreas plantadas. Junto disso, a intensificação do trabalho técnico.
Com informações e fotos da prefeitura de Ipumirim.
Comments